Neste domingo, ocorre a etapa final do campeonato gaúcho. Grêmio e Internacional disputam o título de campeão. Nada melhor, do que começar o blog falando sobre a paixão nacional, que é o futebol.
Fico impressionada, como o povo do Rio Grande do Sul leva a sério este esporte. Ao assistir um jogo sofremos a cada lance, choramos junto com os jogadores, dizemos palavras impronunciáveis em um blog de família, como este.
Futebol está longe de ser um simples entretenimento, pelo menos aqui no estado é totalmente profissional. Torcedores controlam cada passo dos esportistas. Recentemente acompanhei a entrevista do técnico Renato Portaluppi. Ele disse aos jornalistas, que o maior desafio de comandar o time gaúcho é a rigidez a que os gremistas lhe impõe. Por outro lado, Falcão sofre com as cobranças de um time mais eficiente em campo.
Admito que não entendo muito de futebol, porém gostaria de ir aos estádios, sem medo de uma possível confusão. Ficamos preocupados que em um clássico como o Grenal ocorram brigas e desentendimentos. E às vezes esse conflito se arma na própria torcida.
Foi-se o tempo em que a rivalidade era considerada saudável. Acredito que o Grenal é a maior disputa do Brasil, pois a população se divide entre dois corações; vermelho ou azul. Eu sei que ninguém gosta de perder, mas cadê o espírito esportivo? Um pouco de competição nos faz bem, entretanto a linha entre o fanatismo e o equilíbrio é tênue.
Hoje, quando o juiz apitar o início do jogo, vamos nos divertir, torcer, comemorar. Quando sair gol abraçar nossos amigos, chorarmos de emoção. Se formos derrotados vamos apoiar o time, tentar ajudá-lo. Mas, acima de tudo vamos nos respeitar. Colorados e gremistas, corinthianos e santistas, também são país e mães de família, trabalhadores, pessoas comuns como eu e você. Proponho só no dia de hoje sermos daltônicos, quanto a rivalidade. Vamos curtir o grande evento que é a final de um campeonato estadual.
E que vença o melhor!
Dalhe Gremiooo
ResponderExcluir