sábado, 9 de março de 2019

É tempo de ressignificar


Ressignificar. Verbo que caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém. Em outras palavras, envolve o processo de dar novos significados a acontecimentos da vida, atingindo, diretamente, a sua percepção do mundo.




Não conhecia essa palavra, porém, nunca um verbo fez tanto sentido, principalmente, no atual momento da minha vida. Hoje com quase 28 anos, consigo entender o que o amadurecimento significa.
Com 15 anos, vive-se tudo intensamente. Coisas pequenas tomam proporções grandiosas. Não ser convidado para uma festa, pode ser o fim do mundo. Espinha, então, é caso de morte. Celular vira item indispensável.
20 anos é a idade da inquietude e também da indecisão. É preciso escolher um caminho a seguir, uma profissão para atuar. É preciso se adaptar à universidade, ao mercado de trabalho, a uma nova rotina, completamente diferente do tempo de escola.
Depois dos 25 anos e, falo mais especificamente do meu caso, aos quase 28, há um processo natural de ressignificação.
Com quase 30 você pode não ter escolhido uma profissão, mas já sabe, exatamente, o que gosta e o que não gosta de fazer. Continua com sonhos adolescentes, mas já conhece os seus próprios limites, sejam pessoais ou financeiros. Compreende que não é possível ver os seus amigos todos os dias, mas sabe que amizades verdadeiras sobrevivem à distância. Percebe que não ser convidado para uma festa pode ser, em alguns casos, um alívio.
Passa a entender melhor algumas atitudes dos seus pais. Nota que eles são tão imperfeitos quanto você. Errar não é mais uma tragédia, mas apenas uma forma (por vezes, dolorida) de evolução. Você passa a dar mais valor ao tempo, às pessoas e, principalmente, as pequenas coisas.
Nota que o trabalho não é somente fonte de dinheiro, mas também é uma forma de se sentir útil e completo. Por outro lado, também entende que é preciso ser resiliente, não desistir nos primeiros tropeços. Há dias bons e outros nem tanto, há pessoas simpáticas e outras sem simpatia alguma. Você aprende a lidar melhor com as frustrações, com as perdas, a inveja, com a falta de educação. Você compreende que nem sempre fará o que quer ou estará com quem de fato aprecia.
Passa a gostar mais da sua própria companhia. Valoriza aquilo que conquistou com o seu esforço. Entende que não terá sempre alguém para defendê-lo, quando se sentir triste ou humilhado. Enfrentará suas batalhas, assumirá suas próprias escolhas. Pode ser que chore durante o percurso, mas seguirá em frente mesmo assim.
Você passa a entender que nunca conhecerá completamente as pessoas. Que se decepcionará com quem mais ama. Que alguns sonhos não serão possíveis de realizar. E que tudo isso, o tornará mais forte.
Perceberá que a felicidade pode estar em assistir um filme, comendo pipoca, em um dia chuvoso. Que coisas bobas farão você dar gargalhadas de doer à barriga. Que atos singelos farão seus olhos lacrimejar.
Aos 28 aumentam as responsabilidades, os objetivos pessoais, o desejo pela independência. Aumentam também as dores nas costas, os cabelos brancos e o peso na balança. Perder uns quilinhos passa a ser uma tarefa quase impossível. O metabolismo se transforma em um dos seus piores inimigos.
Com quase 30 anos, você passa, mesmo sem perceber, pelo processo de ressignificação. Dá novos sentidos a velhas percepções. Você cresce, amadurece, erra, corrige, evolui. Passa a ter mais certezas e menos dúvidas. Passa a ter mais confiança. Passa a se importar menos com a opinião alheia. Entende que os melhores momentos não estão registrados em fotografias, mas sim, no coração.
Você sente medo, mas entende que esse sentimento não pode lhe paralisar. Sente insegurança, mas nota que é preciso arriscar mesmo assim. Sente-se velho e, instantes depois, sente-se jovem. Você começa a entender o que é importante para você, quem deseja por perto, quais são os seus princípios, onde estão as suas fraquezas.
Nessa etapa da vida, você passa a se valorizar, a se importar menos com pequenos problemas. Sente paz em estar sozinho em casa. Orgulha-se das vitórias diárias. Fica feliz em aprender. Porém, acima de tudo, essa é a fase onde você começa a dar novos significados para tudo e, principalmente, para você mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário