quinta-feira, 27 de abril de 2017

Auto revés

As limitações começam na nossa própria cabeça. Esta foi a frase mais certa que ouvi ultimamente. Somos os responsáveis por impor barreiras imaginárias e criar dificuldades antes mesmo das coisas acontecerem.


Frases como: "não consigo", "não sou capaz", "não aprendo mais nessa idade", "nunca mudei, não vou mudar agora", apenas reverberam e refletem diretamente em nossas atitudes. Uma coisa é ser realista e conhecer os pontos fracos, outra bem diferente é limitar-se antes mesmo de ousar tentar. Transformar mero achismo em certeza absoluta pode ser extremamente perigoso.

Se em nosso próprio imaginário reforçamentos a ideia de que não somos capazes, como vamos convencer o restante do corpo e, principalmente, as pessoas ao nosso redor do contrário? Como vamos agir diferente se já estamos convencidos?

Entender que errar é humano, que a imperfeição não é defeito e que não há regras rígidas que impossibilitem a mudança, independentemente da idade que você tiver, pode ser o primeiro passo do aprendizado. 

Ao criar um imaginário baseado em achismos pessoais, perdemos oportunidades, mas principalmente, perdemos a autoconfiança e ganhamos uma dose imensa de insegurança e sensação de inferioridade. Este julgamento antecipado nos petrifica diante das mais diversas situações e impede o avanço e a conquista.

Pode ser que ao tentar realmente fracassemos. Pode ser que não sejamos o melhor em tudo aquilo nos propomos a realizar. E eu te pergunto, qual o problema disso? Errando ou acertando, ganhando ou perdendo, é dessa forma que vamos nos conhecer e ter a real certeza das nossas qualidades. 

A melhor sensação do mundo é insistir em algo, que você afirma ser incapaz, e ao final surpreender-se ao conseguir. Conhecer uma nova capacidade, orgulhar-se de uma desenvoltura, romper uma barreira. Não existe preço que compense esta gratificação.

Por isso, nunca duvide da força do pensamento. Tudo aquilo que repetimos em nossa mente, torna-se realidade. Então, se você optar pela linha do "eu não consigo", "não sou boa nisso", jamais vai se arriscar e descobrir novas habilidades. Você de fato não conseguirá, pois é o responsável pela criação dessas barreiras imaginárias.

Aprenda a confiar mais em si. Permita-se errar. Permita-se acertar. Permita-se descobrir fraquezas e qualidades. Aceite que nem sempre você será o melhor. Não imponha limitações, imponha disposição. Pense ser possível, deseje profundamente a mudança, concentre-se no acerto, mire no "eu consigo", "sou capaz". Se você estiver realmente convencido pode ter certeza que contagiará todos e ficará mais próximo do sucesso.

Um comentário:

  1. É isso aí Juliana, parabéns pelo texto. Dei uma passada por aqui, tenho que aprender a 'blogar'.
    rs

    ResponderExcluir