terça-feira, 18 de outubro de 2016

15 motivos para você fazer um intercâmbio

Viajar é trocar a roupa da alma. É sem dúvida um dos melhores investimentos. É renovar as energias e aprender novas culturas. Se o motivo da viagem for um intercâmbio, o ganho é ainda maior. Pensando nisso, listei 15 motivos para incentivar os indecisos a embarcar nessa viagem que, com toda certeza, vai mudar e marcar a sua vida.



Por que fazer um intercâmbio?



1 - Aperfeiçoar o idioma
O intercâmbio é o melhor jeito de aprender um idioma, pois você se obriga a falar somente a língua do país escolhido. A prática intensa ajuda na assimilação de palavras e expressões. Quanto mais tempo você estudar em um país estrangeiro, melhor será sua fluência.


2 - Conhecer lugares e culturas diferentes
O intercâmbio é importante, pois ajuda você a conhecer pessoas de diferentes culturas. Você aprende novos hábitos e costumes. Além disso, pode aproveitar os finais de semana para passear, conhecer pontos turísticos, fazer compras e, claro, tirar muitas fotos.



3 - Fazer novos amigos
Longe de casa, os amigos se tornam uma segunda família, pois só eles compartilham o drama que é viver em um país estrangeiro. Algumas amizades ultrapassam fronteiras e se mantém com a distância, o legal disso tudo, é que você poderá visitá-los e conhecer novos lugares.
  


4 - Independência
O intercâmbio é um choque de realidade, pois você vai aprender forçadamente a se virar sozinho, sair da zona de conforto. Fazer sua própria comida, organizar seu quarto, ir para escola, pegar ônibus ou metrô, administrar seu tempo, economizar dinheiro. Com toda certeza, você vai voltar para casa muito mais preparado para encarar a rotina.



5 - Experimentar comidas diferentes
O intercâmbio também é uma boa oportunidade para você experimentar comidas típicas. A adaptação pode ser complicada no início, mas depois você vai descobrindo o que realmente lhe agrada. Visite os supermercados, procure alimentos que lhe são familiares ou que lhe conquistaram o paladar. Tem coisas ótimas para você provar, não fique só no fast food.


 6 - Melhorar o currículo
Aperfeiçoar-se em outro idioma, sem dúvida, vai enriquecer o seu currículo. A maioria das empresas exige uma segunda língua, às vezes até três, por isso, se você domina outros idiomas vai se destacar entre os demais profissionais.



7 - Desafiar-se
O intercâmbio é um grande desafio pessoal. Você viaja sozinho para uma cidade desconhecida cuja língua você ainda não domina. É preciso coragem e espírito aventureiro para embarcar nessa viagem. No início, pode parecer solitário e assustador, mas, aos poucos, você vai se adaptando a nova rotina, conhecendo os lugares e ganhando confiança. No fim da viagem, você vai se sentir triste ao ter que retornar ao Brasil, pode apostar.



8 - Amadurecimento e autoconhecimento
Estar em um país diferente, longe dos seus amigos e familiares faz com que você se conheça melhor, valorize pequenas coisas, sinta falta de pessoas. E não pense que isso é algo negativo, com essas perdas temporárias, você tem a oportunidade de se autoconhecer. As obrigações que o intercâmbio vão lhe exigir farão de você uma pessoa mais segura, forte e madura. Há um grande crescimento pessoal.



9 - Ter histórias para contar
Viajar e partir rumo ao desconhecido pode parecer assustador, mas vai lhe proporcionar diversas histórias para contar. Algumas trágicas, outras inesquecíveis e divertidas. Você jamais vai esquecer desse momento da sua vida. Aproveite cada segundo, pois essa experiência fará parte do seu livro de memórias.


10 - Aprender a administrar o dinheiro
Essa é sem dúvida uma das tarefas mais difíceis. Sozinho, sem ajuda dos pais, você vai aprender a administrar as suas finanças. Calcular gastos e economizar nos momentos certos. Vai entender a necessidade de pesquisar preços e avaliar a sua real condição. Quanto mais tempo você passar longe de casa, maior será a dificuldade. É preciso ter equilíbrio e planejamento.



11 - Conhecer lugares famosos
Sabe aqueles pontos turísticos que você só tinha oportunidade de ver em filmes e séries? Pois então, o intercâmbio também te proporciona conhecê-los pessoalmente. Por isso, é fundamental pensar bem antes de definir o destino. Opte por uma cidade que, além de bom estudo, ofereça atrações para você se divertir. Assim, você aproveita a viagem para estudar e turistar, um ótimo investimento.


12 - Fazer umas comprinhas
Com bastante planejamento e segurança, você pode aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas. Dependendo do lugar que você escolher, há boas opções de outlet e lojas de eletrônicos. Mas, lembre-se de pesquisar os melhores preços e avaliar se a sua condição financeira lhe permite tal gasto. Uma dica: deixe para fazer essas compras mais intensas no final da viagem, assim você não corre o risco de gastar todo o dinheiro ainda na metade do intercâmbio.



13 - Conhecer climas diferentes
Ao definir o destino do seu intercâmbio, você pode optar por um país onde as temperaturas sejam mais intensas no inverno. Se você quer conhecer a neve, talvez essa seja uma boa oportunidade. Não tenha medo de arriscar. Os países de climas extremos estão totalmente preparados, eles contam com calefação em todos os ambientes internos. Além disso, as lojas oferecem roupas especiais para enfrentar as baixas temperaturas. 


14 - Voltar ao Brasil com uma nova experiência de vida
Ao fazer um intercâmbio, você se sentirá mais preparado para enfrentar situações corriqueiras do cotidiano. Vai ter mais segurança, domínio em outro idioma e novos amigos estrangeiros. Vai se sentir mais maduro e confiante. Vai descobrir novas habilidades. Sem dúvida, voltará ao Brasil com a mala cheia de novidades.


15 - Viajar te deixa feliz
Por fim, é fundamental dizer que o simples fato de viajar deixa as pessoas mais felizes. Conhecer novos lugares e descobrir que você é capaz de fazer coisas que nem sequer imaginava é confortante. Por mais que o intercâmbio tenha dificuldades, ao final dessa aventura, você vai perceber que tudo valeu a pena e vai lembrar com saudade de cada momento que viveu fora do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário