quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Um passo para trás

Retroceder. Retornar. Voltar. Recomeçar. Para alguns, estas palavras tem uma conotação negativa. Dar um passo para trás pode significar fraqueza ou medo de um futuro incerto. Discordo. Penso completamente ao contrário. Acredito ser necessário recuar em alguns momentos para avançar com segurança. Isso não significa que sou uma pessoa incapaz ou covarde. Acho mais adequado falar que sou cautelosa.



Trilhamos um caminho com sentido já determinado. A vida é única. Durante esse trajeto, precisamos focar nas nossas prioridades. Só temos uma chance de fazer tudo da melhor forma. Precisamos estudar, escolher uma profissão, vencer desafios, cuidar da saúde, casar, ter filhos, pagar as contas. Todo esse processo implica em uma série de escolhas e renúncias.
Vivendo nesse filme real e sem cortes é provável e, até mesmo, normal que erros aconteçam. Estamos longe de sermos perfeitos. Justamente por conta dessa capacidade humana, não vejo com desprezo àquelas pessoas que decidem recuar em alguns momentos. Seja retomar algo esquecido no passado, seja reencontrar aquele amor antigo ou ainda adiar uma decisão importante.
Não há regras nem manuais que exijam esse comportamento direto. Podemos sim, refletir antes de falar, pensar mais um pouco, pesquisar antes de fazer uma afirmação. Se não estivermos seguros e confiantes é melhor dizermos: não! Sejamos sinceros com os nossos princípios. Uma resposta negativa também significa um ato de coragem, pois a renúncia faz parte do jogo. Na ocasião, pode doer ou magoar pessoas próximas que esperam uma atitude diferente. Porém, essa pausa, para alguns, é o tempo necessário para amadurecer a ideia e descobrir o melhor caminho a seguir.


Claro, que determinadas situações rotineiras exigem uma postura mais objetiva. Não cabe aqui entrar nesse mérito. Mas sim, exaltar que refletir também é um critério importante e fundamental. Não tenha vergonha de optar pela reflexão. Esse pequeno ato de suspensão pode levá-lo a lugares mais distantes. Além disso, uma parada pode evitar brigas ou problemas futuros.

Portanto, não retire do seu dicionário palavras como: observar, repensar, recuar, negar. Um passo para trás é essencial para pegarmos o impulso suficiente e seguirmos adiante. Retornar hoje pode garantir um avanço mais seguro amanhã. Pense a respeito desse assunto e tire as suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário