quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

1,2,3...

Todo início de ano, gosto de fazer um balanço. Refletir sobre o que passou e traçar metas que pretendo atingir no ano que começa. Quando 2017 chegou logo separei minha agenda e na última página iniciei uma lista extensa de objetivos. Enumerei desde os planos mais simples até aqueles complexos que exigirão tempo e dedicação.


Alguns podem achar besteira fazer uma listinha de metas. Eu, pelo contrário, acho incrível. É extremamente gratificante resolver uma pendência ou colocar em prática algo que você estava adiando há anos. Quando você finalmente risca um item da lista se sente fortalecido e revigorado.

Colocar as metas no papel impulsiona você a cumpri-las. Uma vez escritas, as palavras ganham força e tornam-se um lembrete diário e insistente. Por mais bobo que seja, não deixe um planejamento cair no esquecimento. Se acha que agenda e blocos são coisas do passado, faça uma lista no seu celular, baixe um aplicativo, tire uma foto, crie o seu jeito.

É importante dizer que dificilmente você conseguirá eliminar todos os itens relacionados. E não se frustre por isso, o importante é tentar alcançá-los. Mesmo que alguns objetivos acumulem para o ano seguinte, o simples fato de atingir um ou dois já tira você da sua zona de conforto e o coloca um degrau acima. 

Quero aproveitar que 2017 está apenas começando para dividir com vocês essa dica. Escreva todas as metas que você pretende atingir em 2017. Não tenha vergonha, coloque aquilo que realmente te faria feliz caso se concretizasse.

Vale iniciar uma dieta, arrumar um namorado, acabar com o namorado, trocar de emprego, voltar aos estudos, cortar o cabelo, colocar aparelho, comprar uma casa, vender o carro. Também vale metas como se estressar menos, viajar mais, parar de fumar, fazer um intercâmbio, retomar velhas amizades, se afastar de determinadas pessoas. Adotar um cachorro, pintar o cabelo, criar um blog, falar a verdade, fazer uma cirurgia, ir a um show.

O importante é não deixar esses desejos morrerem. É fazer os 365 dias realmente valerem a pena. Assim, você sentira que os anos não passaram em vão.

Algumas pessoas preferem não programar a vida. Gostam de deixar as coisas fluírem naturalmente. No entanto, exteriorizar metas não torna você um ser robotizado e sem liberdade, muito pelo contrário, o planejamento te recorda que determinados objetivos não podem esperar. 

Você não tem a obrigação de cumpri-los imediatamente, mas deve lembrar que os planos existem e quanto antes você resolvê-los, melhor será para você.

A juventude acaba, pessoas vem e vão, relacionamentos começam e terminam. Esperar a vida agir pode demorar muito tempo. Não deixe os anos passarem sem deixar marcas. Faça do seu 2017 um ano diferente, um ano de acontecimentos, de ações e resoluções.

Em dezembro, quando você conferir a sua lista terá a sensação de dever cumprido. Notará que o ano deixou lembranças e sentimentos. Você dará um passo a frente em sua vida, mudará a página, trocará de nível. Você vai amadurecer, talvez se decepcionar, mas no final vencerá. Vencerá seus medos, sua insegurança, velhos traumas, desconfianças.

A cada item riscado em sua lista você acrescenta outro e outro e outro. Continua sempre nesse movimento constante. Você renova as energias, a esperança e aumenta os desejos. 

Desse jeito simples e sem manual de instruções você vai entrando no jogo e fazendo dessa rápida estadia na terra um momento para se recordar com orgulho. Vai poder olhar para trás e ver que você não desperdiçou os seus dias. 

Viva, escreva, faça planos, sonhe, liste! De vida as suas palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário