quinta-feira, 27 de outubro de 2016

imPERFEIÇÃO

Tenho uma colega na Universidade que é super estilosa. Ela é aquele tipo de pessoa que até de chinelo havaianas fica melhor vestida do que alguém de salto alto. O cabelo dela está sempre lisinho e sem nenhum fio arrepiado. As unhas estão sempre pintadas com uma cor diferente e sem nenhuma lasquinha. Ela sabe combinar roupas e escolher aquelas que lhe favorecem. Qualquer peça brilha no corpo dela, por mais simples que seja. 



Nunca falei diretamente com ela. Mas, observadora que sou, sempre espero com ansiedade o look da próxima aula. Não sinto inveja, muito pelo contrário, admiro esse tipo de pessoa que, aparentemente sem fazer esforço algum, está sempre impecável. Sabe escolher a calça certa com a blusa perfeita e o sapato ideal. Faz combinações de cores e estilos inimagináveis, pelo menos para mim, e o resultado final é lindo.

Acredito que muito mais do que se vestir bem, essa colega tem autoconfiança e boa postura. Sabe defender seu estilo e convencer os outros ao seu redor. Ela veste o que tem vontade, sem se importar se a cor da blusa está combinando com a do sapato. Ela cria suas próprias harmonizações. Quebra regras. É segura em suas escolhas.

Do outro lado da sala, senta eu que sou um poço de insegurança. Chego tão cansada em casa que simplesmente não tenho criatividade, nem paciência, para pensar em um look inovador para ir à Universidade. Às vezes até tento e fico bastante satisfeita, mas na maioria dos dias, opto pela peça mais básica e confortável, admito. 

Uso sapato de salto, apenas em momentos especiais e quando não tiver outra alternativa. Prefiro tênis e sapatilhas. Meu cabelo é fino, então é normal alguns fios ficarem arrepiados, principalmente quando o dia é de chuva. Gosto de pintar as unhas, porém nem sempre consigo parar e fazê-las. E mesmo quando as unhas estão feitas, em poucos minutos, consigo estragar o esmalte.

Ainda que eu escolha a roupa certa, não me sinto bem, parece que as peças não se destacam em mim. Se vou de chinelo para a Universidade, pareço desleixada. Se coloco um batom muito forte, me sinto extravagante. Se coloco salto, me sinto formal. Se prendo o cabelo, me sinto feia. Se coloco short, me sinto irreverente. Não gosto de chamar atenção, mas também odeio não ser notada. 

Por um tempo, as minhas imperfeições me incomodaram. Tentei comprar novas roupas, seguir blogueiras de moda e dedicar mais tempo e dinheiro para melhorar minha aparência. Durante essa luta incessante para parecer outra pessoa, entendi que o problema não era as roupas ou o meu estilo, mas sim a falta de confiança em mim mesma.



Posso vestir a peça mais linda e cara, no entanto, se não confiar no meu potencial ela ficará apagada e sem brilho. Posso ter o cabelo mais saudável e hidratado, mas se não tiver segurança ele sempre parecerá feio. Precisamos compreender que o erro está na maneira com que nos enxergamos no espelho e não na forma com que os outros nos enxergam. Frisamos a todo momento, falhas e imperfeições, mas poucas vezes nos elogiamos e buscamos nosso diferencial.

Ninguém é perfeito, nem mesmo a colega estilosa que tenho na Universidade. É o meu cabelo com fios arrepiados e meu estilo casual que fazem de mim o que eu sou. São minhas imperfeições que me tornam uma pessoa única. Muito mais do que roupas da moda, percebi que é a essência da pessoa que faz com que os outros a notem. E quando você está feliz consigo mesma, essa luz interior se expande e contagia a todos. 

Por isso, aceite-se. Ame-se. Descubra-se. Confie mais em você e nas suas decisões. Tenha confiança. Distribua sorrisos. Eleve a sua autoestima. Talvez não seja o cabelo, a blusa ou o sapato da minha colega que me despertam curiosidade.Talvez seja o sorriso no rosto. Talvez seja o bom humor que torna o look dela tão atrativo. 

Antes de criticar, procure seus pontos positivos e os explore. Seja você e não persiga uma falsa personalidade. Você nunca será igual aquela sua amiga ou aquela famosa que você tanto aprecia na TV ou no Youtube. Portanto, não finja ser quem não é, não copie ou se menospreze. Não seja um estranho no espelho. Dedique esse tempo para cuidar de você. 

No momento em que você compreender que o melhor look é o bom humor e a autoconfiança, qualquer roupa que você colocar chamará atenção. A autoestima é o estilo mais bonito e interessante. Mesmo que o seu corpo não esteja tão em dia ou que as suas roupas não sejam as melhores, quando você tem autoestima, convence todos, mas principalmente convence você mesmo. 

Depois dessa renovação pessoal, é você que será observada pelos outros. Você assumirá a posição de colega estilosa da Universidade ou qualquer outra que desejar. Experimente. Seja original, seja você com todas as suas imperfeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário